Neste último domingo 07/12 o Projeto Arca juntamente com o grupo Frente Negra Altaneirense realizou a 1ª noite Afro Cultural no calçadão municipal, no centro de Altaneira.
O evento iniciou por volta das 19h, com a abertura dos integrantes do Projeto Arca Givanildo Gonçalves e José Nicolau.
O Givanildo relatou um pouco sobre os aspectos da conjuntura religiosa africana, muitas delas carregadas de estereótipos negativos construídos e reconstruídos por aqueles que desconhecem a história cultural dos africanos e Nicolau frisou sobre a importância de estar trazendo ao debate em praça pública as histórias de um povo guerreiro que contribuíram e vem contribuindo de forma decisiva para a formação do Brasil.


Na sequência de manifestações da noite Afro Cultural o projeto despertar da Fundação Arca apresentou o berimbau e em seguida o Grupo de Capoeira Culturarte, vale ressaltar que a capoeira tornou-se recentemente patrimônio histórico imaterial da Humanidade.


A literatura negra também foi apresentada na noite por uma criança que faz parte do Projeto Arca, o Antonio Alexandre, que com o sentimento de pertencimento recitou uma poesia de Jorge Posada.


A música foi apresentada pelo projeto Despertar que tem a coordenação de Cicero Herlandio com o grupo Anjos da Música, juntamente com a interpretação da música “Pérola Negra” pelas crianças do Projeto Arca, e sem deixar as raízes as crianças apresentaram a dança do coco. E por fim o grupo de pífano do Projeto Arca composto por crianças também se apresentaram na coordenação de Charles Amorim.






A noite cultural finalizou com o desfile da Beleza Negra Altaneirense e um bingo Beneficente. A apresentação da noite cultural foi de Daniele Amorim integrante do projeto melodia. A cobertura fotográfica foi realizada por João Alves.

